sábado, novembro 18, 2006

SLB visto por Miguel Esteves Cardoso

«É por não gostar de futebol que sou do Benfica. Tal como compreendo como é que há portugueses que conseguem ser de outros clubes. O Sporting, o Porto podem jogar bem, e o Belenenses e a Académica podem calhar bem em sociedade, mas só o Benfica, como o próprio nome indica, é o próprio Bem. Que fica.

Só o Benfica pode jogar mal sem que daí lhe advenha algum mal. Basta olhar para os jogadores para ver que sabem que são os maiores, que não precisam de esforçar-se muito, porque são intrínseca e moralmente a maior equipa do mundo inteiro. Ninguém sabe. Mas sente-se. Quando perdem, não se indignam, não desesperam.

Eusébio só chorou quando jogou por Portugal. Quem joga no Benfica tem o privilégio e o condão de estar sempre a sorrir.

Não conseguem resistir. O Benfica, a bom ver,nem sequer é uma equipa de futebol. É um nome. É como dizem os brasileiros, uma "griffe". Têm uma cor. Antes de entrar em campo, já têm um mito em jogo, já estão a ganhar por 3-0, graças só à reputação. Quando o Benfica perde, parece sempre que quis perder.

Essa é a força inigualável do Sport Lisboa e Benfica - faz sempre o que lhe apetece. O problema é que lhe apetece frequentemente, perder.

Qual é o segredo do Benfica? São os benfiquistas. São do Benfica como são filhos de quem são. Ninguém "escolhe" o Benfica, como ninguém escolhe a Mãe ou o Pai. Em geral, aliás, os benfiquistas odeiam o Benfica e lamentam-no no estádio e em casa, mas pertencem-lhe. Quanto mais pertencemos a uma entidade superior, seja a Família, a Pátria, Deus - ou o Benfica, mais direito, temos de criticá-la e blasfesmá-la. Não há alternativa.

Em contrapartida, os sportinguistas e portistas parecem genuinamente convencidos que apoiam as equipas deles porque são as mais dignas ou as melhores.

Desgraçados!

Se fossem coerentes, seriam todos adeptos do REAL MADRID, AC MILAN, etc, etc.

No Benfica, não se exige qualquer lealdade. Só se pede, em relação aos adeptos de outros clubes, caridade e comiseração. O Sporting, por exemplo, tem a mania e a pretensão de ser "rival" do Benfica, um pouco como o PSN se julga crítico parlamentar do PSD. Mas, se se tirasse o Benfica ao Sporting, o Sporting deixaria de existir.

O Benfica é um grande clube porque tem história e talento suficientes para não dar importância aos resultados. Tem uma tradição de "nonchalance" e de pura indiferença que não tem igual nos grandes clubes europeus.

O Benfica não joga - digna-se jogar.

Não joga para vencer - vence por jogar.

Odeio futebol. Mas amo o Benfica.

As opiniões de quem gosta de futebol são suspeitas.

Claro que os sábios são do Benfica. Mas a força deste grande clube está nos milhões que são benfiquistas apesar do Benfica, apesar do futebol, e apesar deles próprios. Em contrapartida, aposto que a totalidade de pessoas que são do Sporting ou do Porto, por infortúnio pessoal ou deficiência psicológica, são sócios.

A força do Benfica, meus amigos, está em quem não paga as quotas, que não vai a jogos, quem não sabe o nome dos avançados - isto é, no resto do mundo.

O Benfica, é o Benfica.

E o que tem de ser - e é - tem muita força.»

Miguel Esteves Cardoso

3 comentários:

Principessa disse...

mais um post sem imaginação, já sei! mas enquanto o blog for meu posso colocar aquilo que quero e bem me apetece, mesmo quando não é escrito por mim.

era só mesmo para avisar! lol

jomaolme disse...

benfica e M. E. C. metidos no msm saquinho...
O gajo só diz baboseiras. Admira-me é benfiquistas acharem piada a isto. Ele próprio diz que é o benfica tem um grande nome, um grande club. Mas não diz que é um bom nome, um bom club. Maior é diferente de melhor. E qd perdem fazem por parecer que perderam pq quiseram???!!!BBBAAAHHH!!!lol

Não aguento de tanto rir!!

LLLOOOLLL

lagarto disse...

senhor Miguel Esteves Cardoso, parece-me bem que quem sofre de dificiência psicológica é o senhor...só alguém completamente retardado escreveria "Quando perdem, não se indignam, não desesperam" sem dizer que tudo isso já é normal numa equipa habituada a perder e onde a resignação de jogar mal se vê em pretensos jogadores que se julgam os maiores a defender um clube que se julga o maior mas que, na verdade, tanto eles como o clube, não têm nada de bom a trazer ao ópio mais viciante que o povo tem...ver um bom jogo de futebol.

Mais um reparo senhor Esteves Cardoso. Ou andou a investigar mal ou estranhamente não conhece a história daquele a que à força alguns fazem engolir como o maior do mundo, o senhor inclusivé. Atente o senhor no local onde o grande e magnifico vergonhoso clube da junta de freguesia de benfica jogou durante uma década e tirará a simples conclusão de que a sua lenga-lenga se escreve ao contrário, sem o Sporting é que só teria existido benfica durante uns miseros anos que não encheriam certamente as duas mãos de dedos.

Consulte a história e veja lá quem é que andou anos e anos a jogar num campo emprestado pelo seu maior rival. Sinceramente teria vergonha, mas como o tinto andará sempre a zombar nas suas mentes, perderam certamente o senso e noção da realidade.

saudações Leoninas