Depois de adeptos do FCP terem apedrejado o autocarro do Penafiel mesmo antes do início da partida, o seu comportamento durante o próprio jogo não foi melhor.
Jogava-se o minuto 89 quando membros das claques azuis e brancas invadiram o campo. Pouca segurança ou falta de condições do estádio? Para mim a resposta engloba estas duas variáveis juntamente com uma tremenda falta de civismo e fair-play. As imagens não deixam dúvidas. Jogadores no chão a serem arrastados pelo relvado enquanto as suas camisolas, sapatos, calções lhes eram retirados à força (veja-se Adriano que saiu de campo em cuecas), enquanto os agentes da GNR nada faziam…
Poder-se-ia “desculpar” (se é que isso é desculpa) estas atitudes por excesso de emotividade e como uma vez sem exemplo. Mas não. Não é a primeira vez que adeptos do FCP se comportam assim. Para quem desconhece, há uns anos atrás uma situação idêntica – se não igual – sucedeu no Antigo Estádio das Antas num jogo contra o Belenenses.
Tal como ontem o jogo foi mais tarde retomado. Outra coisa errada.
Não era inédito que duas equipas se voltassem a defrontar para disputar apenas 3 ou 4 minutos de jogo. Não me vão agora querer fazer acreditar que havia de facto condições para retomar um jogo depois do que assistimos. Onde está a autoridade do árbitro nestas alturas? Falar com os líderes das claques – que inclusivamente (e sabe-se lá porquê) tinham em sua posse a bola com que se jogava a partida – não é de todo solução. Paninhos quentes depois da asneira é muito bonito, e só dá jeito a alguns.
Os adeptos não tinham necessidade de se comportar como hooligans (para não lhes chamar animais ou ladrões). O campeonato para eles estava mais que decidido.
Mas a culpa não é só dos adeptos. A culpa é da Liga que permite que estas situações continuem a acontecer desprestigiando o futebol como jogo que é, e bonito, como deveria ser.
Por último, e porque o texto já vai longo, os meus Parabéns ao FCP que venceu o seu 21º campeonato – o 14º com Pinto da Costa à frente da direcção do Clube. Apesar de algumas péssimas exibições estamos na presença de uma equipa coesa, construída com a mão de ferro de Co AdriAanse, e que conta com grandes jogadores, merecendo este título.
domingo, abril 23, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
De facto não foi bonito o que se viu ontem! Aquela invasão de campo foi muito infeliz...Eu nem queria acreditar e tive vergonha como portista!Naquele momento pensei" era bem feito que o Penafiel marcasse um golo, dps desta confusão toda"! Assim ninguém poderia festejar hoje e talvez a situação nunca mais se repetisse!
O campeonato já era nosso e era por isso esse foi o meu desejo!
Infelizmente ou felizmente, o F.C.Porto sagrou-se ontem campeão e eu tb fui p a rua festejar!
Beijoka
Não havia necessidade daquele tipo de comportamentos, de qualquer maneira o porto acabou por ser um justo campeão, conseguiu ser a equipa mais regular da superliga.
um pequeno reparo: o jogo foi retomado 15 minutos depois da interrupção o que é perfeitamente legal, visto que o tempo de espera para situações onde ñ há condições para se jogar é de 30 minutos para que se voltem a reunir as condições. A atitude foi péssima mas nada mais se pode apontar em relação ao jogo tirando o penalty k deu a vitória ao FCP ser mto duvidoso. Parabéns pelo titulo.
Foi a festa do povo!
Enviar um comentário